Passou-se poucos dias da consulta com a neurologista e no dia 21/12/2024 conseguimos a consulta com a fisioterapeuta Jussara. Ela bateu o olho nele e já falou que ele precisava fazer tratamento com urgência e que na verdade ele tinha torcicolo congênito e que já estava afetando o crânio e o desenvolvimento motor dele. Ela já queria marcar as consultas, mas descobrimos que o convênio tinha carência, mesmo sendo empresarial, e que teriamos que esperar mais 3 meses para começar.
Lembrei que a filha de uma grande amiga também teve torcicolo e fui conversar com ela. Por morar na Suécia e lá não ter tratamento, a filha dela não conseguiu terminar, mas melhorou bem.
Pesquisei sobre a fisioterapia e o valor era de aproximadamente R$280,00 a sessão. Contando que precisa fazer 2 sessões por semana e que só é eficaz até os 2 anos, gastariamos aproximadamente R$2.300,00 por mês e seria inviável para o nosso orçamento e pensamos em esperar terminar a carência para começar.
Lembrei que nossa vizinha Jamile é fisioterapeuta e pedi o telefone para a mãe dela (Fato engraçado: a vida toda pensava que a Jamile era a mais nova e na verdade é a mais velha...KKKK...a mais nova é a Yasmin).
A Jamile foi fazer avaliação nele e começou a fazer os exercicios no dia 26/01/2025. No dia 28/01/2025 ele já conseguiu engatinhar. Foi muito rápido esse progresso e ficamos muito felizes.
![]() |
| O Felipe e a Jamile já no final do tratamento |
Devido aos nossos horários, ele fazia a sessão uma vez por semana.
No final de Março a carência do convênio acabou e a Jussara nos procurou para começarmos o tratamento. A principio, o Kauê achou que era o mesmo que a Jamile fazia e não viu necessidade. Expliquei que a Jussara é especialista em cabeça, então ele levou o Felipe no dia 04/04/2025 para avaliação. Ela explicou certinho pra ele e começamos o tratamento. Ela disse que com o tratamento da Jamile ele melhorou bastante, mas que ainda tinha tensão na região da escapula também (o osso das costas, popularmente conhecido como "asa", rs. O do Felipe era um bem mais alto do que o outro).
![]() |
| Felipe e a Jussara já no final do tratamento |
A Jamile fazia o tratamento focado na coluna e pescoço e a Jussara na assimetria da cabeça e na musculatura do pescoço.
Infelizmente, o convênio da empresa que o Kauê trabalhava foi só até Agosto e eu comecei a fazer os exercicios com ele em casa depois de tirar o gesso, pois com o novo convênio teriamos carência novamente.
No total, do final de janeiro ao final de julho, ele fez 25 sessões com a Jamile e 20 sessões com a Jussara.
A carência do convênio novo irá até Fevereiro de 2026. Quando terminar, levaremos na Jussara para nova avaliação.
Descobrimos que o Felipe tinha torcicolo congênita. A torcicolo congênita é um problema de saúde muito pouco falado (eu pelo menos só ouvi minha amiga Maitê e uma colega chamada Andressa falar sobre isso). A causa geralmente é o posicionamento no útero ou durante o nascimento (geralmente parto cesárea). Eu não sei ao certo qual foi a causa do Felipe, pois ele ficava sempre do mesmo lado espremido na minha barriga e também nasceu de parto cesárea, então é difícil saber.
O doutor Roberto (pediatra) e a Jussara (fisioterapeuta) foram pessoas especiais que Deus colocou no nosso caminho, pois eles foram os únicos profissionais que deram atenção a isso. Eu não cheguei a conhecer o doutor Roberto, pois como ele só atendia durante a semana e em horários dificéis e no meu trabalho é ruim de ficar pedindo saída, só o papai levava ele ao pediatra nessa época (no SUS eu conseguia e depois que o doutor saiu do convênio, achei a doutora Paola que atende aos sábados). A Jamile também foi essencial no tratamento, pois sem ela não conseguiriamos começar no final de janeiro e o progresso seria bem afetado. Mesmo sem ser a especialidade dela, se propôs a nos ajudar.
Se não fosse o trabalho dos três, o Felipe ficaria com a cabeça bem "amassada", com o pescoço encolhido e com a postura bem torta. Um menino tão bonito teria a estética prejudicada por conta de falta de informação.
A Jussara me falou que muitos profissionais estão desatualizados, nem sabem desse problema e que existe cura com fisioterapia e que só estão dando mais atenção ao trabalho delas depois da pandemia.
Eu me senti muito mal por não ter notado a torcicolo. Depois de saber, olhando as fotos dele pequenininho, é muito evidente que ele ficava com a cabecinha para o lado, mas eu achava que era por ser muito molinho e não ter posição. Outro detalhe é que um dos sintomas é a criança chorar muito e o Felipe era muito dificil de chorar, sempre foi um bebê muito risonho (o apelido dele no meu trabalho é risadinha, rs), mas se até as pessoas que passam a vida toda estudando estão descobrindo isso agora, imagina eu que nem sou da área. Mesmo assim, não tem jeito, a culpa materna sempre irá existir, rs.
Mensagem para o Felipe: "Filho, pode ter certeza de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance. Não sei como vai ficar o resultado final, pode ser que você nem note que aconteceu algo com você e só saiba porque escrevi aqui. Hoje, dia 22/09/2025, quem te vê não nota mais. Você está bem melhor, sua cabeça está bem parecida com a Dudu na sua idade. Estou escrevendo isso pra caso algum filho ou sobrinho tenha isso também ou caso alguma familia que está passando por isso e ache nosso blog fique mais tranquila ao saber que isso tem cura (eu não achei nada falando sobre a cura com fisioterapia, apenas com o capacete, mas mesmo assim me deu um alivio imenso).
Com amor, mamãe 💗


Comentários
Postar um comentário