quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Como Casar Gastando Pouco? Parte VII - Marcando o Casamento e Atestado de Pobreza

Olá, tudo bem? 

Marcação do casamento

Para marcar o casamento, é necessário os noivos irem ao cartório responsável pelo bairro em que moram com duas testemunhas maiores de idade (1 testemunha para a noiva e uma testemunha para o noivo).
Eu moro em São Bernardo do Campo - SP e na cidade existem 3 cartórios, porém, eu só poderia dar entrada nos papéis no cartório responsável pelo meu bairro. 
Nós fomos em um sábado de manhã e as testemunhas foram os meus primos (2 homens, não precisa ser um casal. Fui testemunha da minha amiga junto com a mãe dela também). Levamos os documentos solicitados no site do cartório:


  • Certidão de nascimento;
  • RG e CPF ou CNH;
  • Comprovante de residência
Na época, se a certidão de nascimento estivesse em bom estado, não precisava ser atualizada. Como as nossas estavam sem rasgos, durex, etc, aceitaram. Hoje em dia, parece que é necessário atualizar. Basta solicitar uma via atualizada no cartório em que foi registrada (o). Se você tiver mudado de cidade e for inviável a ida até lá, basta entrar em contato com o cartório e solicitar o envio via correio.
É respondido um questionário com várias perguntas sobre os noivos e pais dos noivos.
Uma pergunta muito importante é sobre se há desejo de alteração de sobrenome. Antigamente, era obrigatório a mulher receber o último sobrenome do futuro marido. De uns tempos pra cá, tornou-se opcional e também é possível a alteração do sobrenome do futuro esposo, podendo fazer a "composição" que mais agrade.
No meu caso, fiz uma escolha que depois de um tempo me arrependi. Coloquei o sobrenome "do meio" do meu marido e não o último! Até ai, tudo bem. O problema é que se um dia tivermos filhos, eles terão o meu último sobrenome de quando solteira e o último sobrenome do meu marido (não será igual ao meu). Se tivesse que escolher novamente, colocaria o último sobrenome dele ou continuaria com o meu de solteira mesmo!
Acho legal ter o sobrenome do marido por ser uma tradição de família. Não sei porque coloquei o sobrenome "errado", mas agora já foi, ne, rs. Sem contar que é bem trabalhoso trocar todos os documentos por conta do sobrenome novo (se você não fizer isso, terá problemas com a Receita Federal e será obrigada a ir às pressas atualizar os documentos).
Respondido todas as perguntas, os noivos e testemunhas assinam, afirmando verídicas as informações.
É entregue um boleto a ser pago no próprio cartório com o valor cobrado para o casamento. Na época, esta taxa era de R$370,00. 
Depois de pago, você pode escolher a data do casamento. A marcação deve ser feita com no mínimo 20 dias e no máximo 90 dias de antecedência.

Atestado de pobreza

Como nossa grana estava curta, conversamos com a escrivã e solicitamos o atestado de pobreza. No cartório em que nos casamos foi necessário apenas explicar nossa situação e meu marido preencheu e assinou a declaração. 
Em alguns cartórios é necessário uma série de documento que comprovem a renda do casal.
Nós escolhemos a data do casamento, porém em alguns cartórios, o casamento só pode ser marcado em datas estipuladas.
Nos foi cobrado apenas uma taxa de R$35,00 para publicação no jornal:


Neste mesmo dia, eles já marcam o dia para confirmar o casamento, que geralmente é realizado uma semana antes. Para confirmação pode ser qualquer pessoa (não precisa ser os noivos) e também é possível pedir para mudar o sobrenome nesta data.

Ir marcar o casamento é um grande passo e gera uma certa ansiedade, pois o grande dia está cada vez mais próximo! Mais próximo de utilizar todos aqueles DIY, planos e tudo o que envolve não só o dia do casamento, mais também todos os outros dias depois dele, pois você não será mais só você! Será o início de uma nova vida! Você deixará de ser namorada / noiva para ser esposa! E o seu namorado/noivo passará a ser seu marido!

Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário